PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Governo define nome para substituir Ricardo Dornelles no MME


BiodieselBR.com - 01 set 2016 - 09:44
miguel ivanO governo federal já definiu o nome do futuro diretor do Departamento de Combustíveis Renováveis (DCR) do Ministério de Minas e Energia. O cargo, que desde sua criação foi ocupado por Ricardo Dornelles, está vago desde o dia 3 de agosto e a definição do novo ocupante era aguardada com ansiedade tanto pelo setor sucroenergético quanto pelo de biodiesel.

De acordo com informações exclusivas obtidas pela BiodieselBR.com, o posto passará a ser ocupado por Miguel Ivan Lacerda de Oliveira. Ele é funcionário de carreira da Embrapa, mas, atualmente, está cedido para a Companhia do Metropolitano Distrito Federal – Metrô/DF onde ocupa o cargo de Chefe de Assessoria.

Lacerda tem uma formação e uma trajetória profissional diversificadas. Graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestrado em agronegócio pela Universidade Federal de Goiás e, até 2014, estava fazendo doutorado em psicologia também pela PUC-GO. Antes de assumir seu atual cargo no Metrô/DF, trabalhou, de 2001 a 2011, no Sebrae. Ainda em 2011 entrou para a Embrapa e, no mesmo ano, virou diretor do Departamento de Gestão de Programas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Entre 2012 a 2014 ele foi Secretário Nacional de Irrigação no mesmo ministério.

Elo com o setor privado
O cargo de diretor do DCR sempre funcionou como um elo entre o setor privado e o governo federal. A postura de Dornelles de manter o diálogo aberto, mesmo quando o interesse do governo e do setor privado eram incompatíveis, reforçou esse papel ao longo dos anos.

Por essa razão, o cargo — e o profissional que o ocupa — é de grande importância para o desenvolvimento da indústria de biocombustíveis no Brasil. O novo diretor deve ser um dos principais focos do setor sucroenergético para mostrar porque é necessária uma perspectiva de longo prazo. Também será ele que ouvirá dos produtores de biodiesel a necessidade de antecipação dos aumentos de mistura obrigatória e mudanças no sistema de leilões.

A nomeação de Lacerda de Oliveira como diretor no MME ainda não tem uma data certa para acontecer, mas deve vir logo. O pedido de cessão do funcionário ao Ministério da Agricultura – do qual a Embrapa faz parte – já foi realizado e está em andamento.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com