PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

FPBio vai realizar audiência pública sobre qualidade do biodiesel


BiodieselBR.com - 11 mai 2023 - 17:25

A qualidade do biodiesel vai ser – mais uma vez – tema de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, dessa vez, contudo, o encontro vai contar com a presença de representantes das usinas. A realização do encontro foi aprovada na manhã de ontem (10) durante a última reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).

O requerimento solicitando a organização de uma audiência sobre o tema havia sido apresentado no último dia 28 de abril pelo deputado presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), deputado federal Alceu Moreira (MDB/RS), com o objetivo de “debater sobre o aumento do percentual de biodiesel no diesel combustível, e seus impactos na sociedade, além de elucidar questões referentes à qualidade do biodiesel produzido no Brasil”.

Foram convidados para o debate representantes de:
- Ministério de Minas e Energia (MME);
- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP);
- Confederação Nacional do Transporte (CNT);
- Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea);
- União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio);
- Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio);
- Representante do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP);
- Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Desde que ficou clara a intenção do governo federal de retomar o cronograma de aumentos da mistura de biodiesel no óleo diesel mineral, a questão da qualidade do produto voltou à pauta do dia. Nos dias que antecederam a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que decidiu pelo retorno ao B12 e fixou o novo calendário, a cadeia esteve envolvida numa troca de farpas bastante pública.

Precedente

Ainda no contexto dessa disputa, no último dia 18 de abril a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados recebeu uma audiência pública convocada pelo deputado federal Zé Trovão (PL/SC) que deu voz exclusivamente a críticos da mistura.

A nova audiência ainda não tem data para acontecer. Segundo a assessoria de imprensa da FPBio, a marcação da data ainda depende de uma análise do calendário da Câmara dos Deputados.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com{/viewonly}