Brasil pleiteia adesão plena à AIE
O Brasil quer se tornar membro pleno da Agência Internacional de Energia (AIE). O pedido foi formalizado esta semana por meio de uma carta encaminhada à diretoria-geral da organização pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
A decisão final caberá ao Conselho de Governadores da AIE. A agência conta hoje com 32 países-membros, 13 membros associados e 4 países em acessão. O Brasil está na categoria de ‘associado’ desde outubro de 2017 colaborando em temas como
segurança e transição energética, contabilidade de carbono, dados e estatísticas e análise de políticas públicas na área de energia.
Criada em 1974, a AIE é um órgão ligado à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) servindo como uma plataforma para diálogos e troca de dados sobre o setor de energia.
Interesse
A decisão de avançar para membro pleno estava tomada desde fevereiro passado quando o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou uma resolução estabelecendo essa mudança de status como de interesse da política energética nacional.
Na mesma ocasião o CNPE determinou que o Brasil se tornaria membro da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) e participante da Carta de Cooperação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com