PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Antecipação da mistura de biodiesel fica fora da pauta do CNPE


BiodieselBR.com - 29 set 2023 - 15:23

Apesar do empenho da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), biodiesel acabou mesmo ficando de fora da pauta da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que está marcada para esta segunda-feira (02). Nessa quarta-feira (27), o grupo parlamentar e entidades do setor produtivo chegaram a encaminhar um ofício ao MME solicitando a inclusão.

Por demanda do ministro da Casa Civil, Rui Costa, a reunião deverá tratar de temas relacionados ao petróleo e etanol.

Antecipação

O setor quer antecipar os aumentos de mistura que estão previstos para os próximos anos. Segundo a Resolução CNPE 3/2023 a mistura de biodiesel do diesel mineral vai avançar um ponto percentual por ano – sempre no mês de abril – até chegar a 15% em 2026.

O setor gostaria de mais velocidade nessa progressão. Afinal, a mistura já deveria ter chegado ao B15 em março passado se o governo federal tivesse seguido à risca a progressão que havia sido definida em outubro de 2018 pelo próprio CNPE.

Duas semanas atrás, o presidente Lula havia sinalizado disposição para atender esse pleito do setor. Na cerimônia de lançamento do Programa Combustível do Futuro, Lula chegou a sinalizar para uma convocação extraordinária do CNPE para debater a mistura do biodiesel.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com