PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

O leilão autorizativo de biodiesel para as distribuidoras


BiodieselBR.com - 13 jan 2016 - 11:59

Hoje temos quase 3 vezes mais distribuidoras participando dos leilões de biodiesel do que usinas. Muitas delas, não têm porte para acompanhar e analisar as mudanças que acontecem nos processos de leilões, por isso, este texto ajudará a tirar dúvidas básicas sobre as mudanças nos leilões que incorporaram o biodiesel autorizativo.

Participar ou não?
A primeira coisa que uma distribuidora precisa saber é que a participação na nova etapa do leilão – chamada de 5A – não é obrigatória. Só devem participar as distribuidoras que já tenham encontrado clientes que queiram misturar mais biodiesel do que os 7% obrigatórios.

Então, se sua distribuidora não está por dentro desse novo mercado ou não teve tempo de analisa-lo, não há por que se preocupar. Participe do leilão da mesma forma que vinha fazendo, comprando biodiesel nas Etapas 3 e 5.

Essa pode ser uma oportunidade de negócios inteiramente nova com potencial para ganhar mercado dos concorrentes, e por consequência, mais dinheiro. Se, nas suas bases, o biodiesel tem chegado por um preço menor do que o diesel, o mercado autorizativo deve ser seriamente analisado.

A partir do 47º Leilão de Biodiesel grandes consumidores de diesel podem passar a usar até 30% de mistura de diesel (veja quanto cada setor pode usar aqui) sem precisar de autorização prévia da ANP.

Se, por exemplo, o biodiesel estiver custando 20 centavos por litro menos que o diesel, sua distribuidora pode oferecer um diesel B30 por cerca de 4,6 centavos mais barato que o B7 para um grande consumidor e ficar com a mesma margem de lucro. Ou pode oferecer dois centavos mais barato e aumentar a margem de lucro.

Sabendo dessa vantagem econômica, é possível passar a oferecer esse novo produto aos consumidores. Só que isso exige prospectar esses clientes potenciais para mostrar as vantagens. Você vai estar oferecendo um combustível mais limpo e que custa menos.

Bebendo água limpa
As distribuidoras que começarem primeiro terão mais vantagens. No princípio, será possível aumentar as vendas ter margens de lucro maiores, já que o número de distribuidoras atuando nesse segmento será menor e, por consequência, a disputa por preço também. Nos anos vindouros, conforme o biodiesel autorizativo entre na normalidade do mercado, as margens de lucro tenderão a ser achatadas até se tornarem iguais as praticadas hoje pelo mercado.

As distribuidoras podem, antes dos leilões, conversar com usinas de biodiesel e acertarem o preço e volume de biodiesel que querem comprar para o mercado autorizativo. Para honrar o compromisso a usina colocará o volume combinado por um preço mais alto nas etapas 3 e 5 e então na etapa 2A reduzirá o valor para o combinado. Esse é um modelo ideal para que uma distribuidora possa, antes do leilão, já ir conversando com seus clientes para tentar formar uma carteira de pedidos.

Apesar do processo estar muito mais simples, ainda existe burocracia. O consumidor final desse diesel com mais biodiesel vai precisar ter em mãos alguns documentos e assumir os riscos. Um texto que explica quais são os documentos pode ser lido aqui.

Esse mercado autorizativo deve começar devagar, mas poderá ganhar tração tão logo o biodiesel volte a ter preços mais convidativos. Aqueles que tiverem preparado para esse momento podem tem uma expressiva vantagem competitiva sobre quem não tiver feito seu dever de casa.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR.com