PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

Fim dos leilões: o que pensam usinas e distribuidoras


BiodieselBR.com - 13 fev 2020 - 11:32 - Última atualização em: 17 fev 2020 - 10:54

Os leilões de biodiesel fazem parte panorama do setor desde que o começo. Todo o biodiesel que chegou aos postos nesses anos todos, passou por um deles. Hoje, os pregões são feitos pela Petronect em um modelo onde as usinas definem o volume que querem vender e o preço mínimo que aceitam receber e as distribuidoras escolhem quanto e de quem querem comprar. Havendo disputa, elas vão pagando um ágio sobre o preço inicial da usina.

Há muitos anos, quem definia o volume a ser comprado era a ANP. As usinas que oferecessem o menor preço vendiam e, depois, as distribuidoras tinham que comprar o biodiesel dessas usinas em um releilão. E ainda houve o fator de ajuste logístico (FAL) e muitos outros detalhes que mudaram ao longo desses mais de 15 anos.

Mas uma figura que nunca saiu do meio dos leilões de biodiesel foi a Petrobras.

De saída

Ela sempre esteve intermediando esse comércio e, desde 2012, fornece o sistema eletrônico onde o leilão é realizado. Mas como nada é para sempre, a Petrobras já avisou que quer sair dessa função. E mesmo que não quisesse, ela está vendendo boa parte de suas refinarias, o que vai fazer com que ela, num futuro bem próximo, não seja mais a única fornecedora de diesel do país.

Isso quer dizer que os leilões precisarão mudar de um jeito ou de outro. Mas não é apenas uma mudança nos leilões que está no horizonte do setor. O fim do sistema atual também é uma possibilidade. Para discutir isso, o Ministério de Minas e Energia marcou uma reunião com o agentes do setor na próxima semana.

Ao saber dessa reunião, BiodieselBR.com entrou em contato com as três associações de biodiesel para saber se elas são favoráveis ou não ao fim dos leilões. E as três entidades foram unânimes: todas vão discutir o assunto com seus associados.

Mas como a reunião com o MME é no começo da próxima semana, BiodieselBR.com resolveu sondar diretamente as usinas para medir o que elas pensam. Para isso, entramos em contato com todas as 31 empresas que participaram do último leilão.

Ao todo, essas empresas possuem 42 usinas em todas as regiões do Brasil e são responsáveis por 100% do biodiesel produzido em 2019.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


Tags: Mme Usinas