Leilões de biodiesel

Etapa 3 do Leilão 75 finalmente termina


BiodieselBR.com - 27 ago 2020 - 12:20

Parece que estava mesmo escrito nas estrelas. Nem a redução da mistura de 12% para 10% anunciada em pessoa pelo ministro Bento Albuquerque e nem a decisão da ANP de realizar uma Etapa 3 inteiramente nova conseguiram fazer o 75º Leilão de Biodiesel parar de rodar em círculos.

Mais uma vez, as distribuidoras esgotaram todo o biodiesel que havia para ser comprado nessa fase e seguiram numa disputa que ficou apenas girando em falso durante dias enquanto os preços do biodiesel subiam sem parar.

No final das contas, o roteiro se reprisou em versão piorada. As distribuidoras arremataram os mesmos 1,16 bilhão de litros que haviam comprado na etapa cancelada. Na segunda vez, contudo, o processo foi – muito! – mais longo.

A segunda versão da Etapa 3 foi reaberta na tarde de quinta-feira (21) e se prolongou até às 11h35 de hoje (27). E o fim da disputa não aconteceu naturalmente porque as distribuidoras entenderam que já tinham todo o biodiesel que precisavam. Novamente a ANP teve que intervir e encerrar o certame na marra. Para evitar novos problemas com a dificuldade da Petronect de encerrar pregões num horário marcado, a agência inovou e determinou que as negociações seriam encerradas num horário aleatório entre 11h30 e 12h00.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


Tags: Etapa 3 L75