Leilões de biodiesel

ANP suspende Etapa 4 do leilão de biodiesel do quinto bimestre


BiodieselBR.com - 07 ago 2020 - 10:37

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) suspendeu a Etapa 4 do processo de negociação do 75º Leilão de Biodiesel. O aviso informando ao mercado da decisão foi divulgada no começo da manhã de hoje (07) na página dedicada aos leilões de biodiesel da agência. A rodada deveria ser aberta às 11h00.

Na Etapa 4, as usinas que encerram a primeira rodada de aquisições com volumes de biodiesel que não tenham sido arrematados pelas distribuidoras podem modificar os preços que estão pedindo por. A ideia é permitir que as empresas possam fazer correções de rota tornando seu produto mais competitivo – os valores só podem ser reduzidos – para a Etapa 5.

Ontem (06) as distribuidoras literalmente zeram todo o biodiesel que estava a venda. Sobraram apenas os 22,6 milhões de litros que haviam sido ofertados por usinas que, por não possuírem Selo Combustível Social, só poderiam ser colocados no mercado na Etapa 5.

Embora o aviso cite apenas a Etapa 4, sem informar adequadamente o que acontece com o restante do processo, ele também torna sem efeito o cronograma do leilão. Na prática, isso adia todas as etapas subsequentes do processo.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Tags: Anp Etapa 4 L75