PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Leilões de biodiesel

ANP anuncia usinas habilitadas para o 26º leilão


BiodieselBR.com - 01 jun 2012 - 14:04
leilao-painel
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou ontem à noite a lista prévia das usinas habilitadas a concorrerem no 26º Leilão de Biodiesel. O pregão está marcado para ser aberto nesta segunda-feira (04) às 08h30.

Ao todo, 41 usinas de biodiesel se cadastraram para habilitação no leilão 26. Com isso teremos quase 1,4 bilhão de litros em capacidade instalada disputando um mercado cujas dimensões ainda não estão claras. Devido às recentes mudanças nas regras, a ANP não determina o volume total de biodiesel a ser adquirido. Agora cada distribuidora que for arrematar biodiesel no leilão decide quanto precisa comprar para garantir a mistura obrigatória que venderão ao longo do trimestre.

Com base no crescimento do consumo de óleo diesel durante o primeiro trimestre, BiodieselBR projeta que a demanda ficará em torno de 770 milhões de litros.

Entre as usinas habilitadas, há 37 que possuem o Selo Combustível Social. Isso coloca 1,29 bilhão de litros em disputa assim que a etapa envolvendo as distribuidoras for aberta. Apenas quatro usinas sem selo estão na disputa – Amazonbio, Bio Petro, Bioverde e a Camera de Rosário do Sul (RS) – com pouco mais de 103 milhões de litros.

Cinco usinas tiveram a habilitação prévia negada pela ANP: ADM, que, aparentemente, cometeu um erro banal ao preencher os documentos com um número faltando em seu CNPJ; Amazonbio que não incluiu entre os documentos enviados o registro da Receita Federal; a Bio Petro que mandou documentos com modelos errados; por fim a Bionasa e a JBS cometeram o mesmo engano ao deixar de comprovar a composição de suas respectivas diretorias.

Essas usinas ainda podem regularizar sua situação antes do início do leilão. A lista divulgada pela ANP pode ser acessada aqui (.pdf).

ANP se atrapalha
A agência se atrapalhou em alguns momentos ao fazer o anúncio original.

O erro não é propriamente dos mais graves, mas podia ter causado um pouco de confusão em quem consultasse o documento. O problema aconteceu com as empresas que possuem mais de uma usina habilitada. A lista apresentou todas as fábricas de cada empresa como se estivessem instaladas nos mesmos municípios. Dessa forma a Caramuru teria duas usinas de São Simão (GO), a Granol teria duas unidades em Anápolis (GO), a Petrobras Biocombustível (PBio) teria três em Quixadá (CE) e a Vanguarda – na verdade, a Oleoplan – teria duas em Iraquara (BA). Quando se conferia os CNPJs listados, entretanto, a informação estava em ordem.

A única cujo cadastro está correto é a BSBios, que aparece com uma usina em Passo Fundo (RS) e outra em Marialva (PR).

Não bastasse essa pequena confusão, a ANP também publicou um esclarecimento no qual respondia perguntas recebidas das usinas que saiu truncado – com textos misturados e perguntas sem resposta.

Pela manhã, a ANP trocou os arquivos originais por outros corrigidos sem fazer qualquer aviso.

Situação semelhante aconteceu no início da semana, onde a ANP divulgou um adendo ao edital, limitando o acesso da imprensa a sala do leilão. Após ser questionada por BiodieselBR, a agência voltou atrás, alterou o documento e permitiu a presença dos veículos de comunicação.
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: L26