PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Distribuição

Glencore compra de 78% da distribuidora Alesat


O Estado de S. Paulo - 02 jul 2018 - 10:25

A Glencore, grupo suíço que controla duas usinas de etanol em São Paulo, fechou a compra de 78% da distribuidora Alesat, que detém a rede de postos Ale, nesta sexta-feira, 29, informou a empresa brasileira.

Um dos fundadores, Marcelo Alecrim, continuará na gestão da empresa. Ele permanecerá com 22% da companhia e assumirá a posição de presidente do conselho de administração.

“O investimento proporcionará à Glencore uma plataforma sólida para aproveitar as significativas oportunidades de crescimento interno no setor de combustíveis, com a maior parte do aumento da demanda a ser atendido pelas importações”, disse a empresa.

Segundo o jornal Valor Econômico, o mercado de varejo e distribuição entrou no radar da companhia no ano passado, no México. Por lá, a multinacional fez uma joint-venture com uma associação de donos de postos e serviços, criando a rede G500 – que pretende ser líder em distribuição e comercialização de combustíveis no país.

Além disso, a Glencore também estaria interessada na compra da Chevron na África do Sul e em Botsuana. Ainda de acordo com o Valor, o negócio envolve uma refinaria na Cidade do Cabo e uma rede de 800 postos de combustíveis.

A Ale Combustíveis é a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil, com cerca de 1.500 postos de combustíveis em 22 Estados do Brasil, além de cerca de 260 lojas de conveniência.

Em junho de 2016, a companhia chegou a ser vendida para o grupo Ultra, dono da rede Ipiranga. A operação, no entanto, foi vetada no ano seguinte pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A nova transação também está sujeita à aprovação do Cade.

A Ale disputa mercado com empresas como a BR Distribuidora, controlada pela Petrobras, e Raízen, joint venture da Cosan com a Shell.