PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Motores

Scania produz carroceria elétrica que diminui consumo de caminhão a diesel em 40%


Um Só Planeta - 18 dez 2023 - 09:04

A eletrificação dos veículos se coloca como a tendência para a transição energética no mundo dos automóveis, com países já tendo estipulado data para o fim da fabricação de carros movidos a gasolina. No setor de cargas, essa transformação é igualmente importante. No Brasil, trata-se de uma atividade que representou 5% do total de emissões do país em 2021, segundo a consultoria Ilos.

Caminhões têm em média uma vida útil de 15 a 20 anos, o que significa que há muitos modelos antigos rodando. A substituição por modelos elétricos tende a ser gradual, mas uma solução elaborada pela fabricante sueca Scania tem potencial para acelerar este processo. E se pudéssemos transformar caminhões a diesel em veículos híbridos, movidos também a energia elétrica?

Um projeto que usa o teto das carrocerias do caminhão como painéis solares vem mostrando resultados promissores, revela o portal Euronews Green. Além de servirem como uma enorme fonte de energia, as carrocerias eletrificadas podem também ter sua própria tração, usando combustível limpo, livre de emissões, e diminuindo o consumo de combustível de um caminhão antigo em até 40%, revela o fabricante.

Os testes vêm sendo feitos nas estradas da Suécia e devem continuar ao longo de 2024. Pode parecer uma escolha estranha testar um produto movido a energia solar num país que recebe muito pouco sol no inverno, mas Eric Falkgrim, líder tecnológico para design de veículos na Scania, explica que “a ideia era que, se funcionasse na Suécia, funcionaria em qualquer lugar”.

Outros desafios citados pelo executivo consideram a estrutura dos painéis solares. Andar no topo da carroceria de um caminhão implica em estar exposto a muita poeira, trepidação e eventuais arranhões, principalmente causados por árvores.

“Os painéis que usamos são na verdade muito leves, muito resistentes e muito duráveis”, afirma Falkgrim. “Mas, além disso, também é necessário ter alguns recursos de segurança que, em caso de acidente, não provoquem curto-circuito nos painéis, para que os serviços de emergência não fiquem expostos a altas tensões. Acho que essas coisas precisam ser cuidadas para a expansão desse tipo de tecnologia.”

Projeções da consultoria PwC apontam que, em sete anos, 26% da frota de caminhões leves e ônibus no Brasil estará eletrificada, parcela chegando a 80% no caso dos caminhões pesados em 2030. As tendências de mercado atuais mostram que a eletrificação de frotas comerciais, com iniciativas de grandes empresas trocando seus veículos por modelos elétricos, deve fazer com que esse nicho de mercado se eletrifique em ritmo mais rápido que o de carros de passeio.