PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Laboratórios

Novos laboratórios do Nutec serão inaugurados nesta sexta-feira


Assessoria de Comunicação do Nutec - 15 dez 2011 - 14:38 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 12:37

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), inaugura nesta sexta-feira (16), às 15 horas, três laboratórios na Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec). Um deles é o Laboratório de Referência em Biocombustíveis (Labrbio).

O Larbio será inaugurado com uma homenagem ao “Pai do Biodiesel no Brasil” Professor Expedito de Sá Parente (1940-2011), engenheiro químico, ex-colaborador do Nutec. O laboratório passa por processo de acreditação pelo Inmetro, através do projeto Confiabilidade em Ensaios Laboratoriais de Biocombustíveis do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), no qual apenas 32 laboratórios no Brasil participam do projeto. O Larbio presta serviço ao público em geral, através da análise de óleos vegetais. Por exemplo, uma empresa que trabalha com margarina faz o controle do óleo utilizado no seu produto no Nutec.

Na área de pesquisa, o Laboratório de Referência em Biocombustíveis destaca-se com o projeto de cunho social no qual o lixo se torna fonte de renda e ajuda o meio ambiente. O “Biopeixe”  visa a produção de biocombustível a partir das vísceras dos peixes. Atualmente, após a limpeza dos animais para consumo, as vísceras são jogadas de forma inadequada próximas aos açudes de criação e, quando expostas ao meio ambiente, entram em decomposição, causando impacto ambiental). O Larbio- Nutec está desenvolvendo o equipamento para a extração desse óleo/matéria-prima para biodiesel, destacando-se como pioneiro no Brasil. E já existem interessados em adquirir o produto. Segundo o coordenador do Larbio, Jackson  Malveira, a Petrobras sinalizou o interesse na compra em reunião no Nutec. No equipamento, existem mais interessados: a Secretaria de Pesca o distribuiria nas comunidades de piscicultura.

Projetos inovadores como o “Biolubrificantes” visa criar um lubricante tanto para uso industrial como para uso automotivo a base de óleos vegetais regionais, isto é, que não seja a base de petróleo. A pesquisa está sendo desenvolvida em parceria com a Universidade Tübingen da Alemanha e Universidade Federal do Ceará - UFC.

Arinne Oliveira

Tags: Nutec