PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Notícias

Preço do petróleo recua com sinais de recessão global mais nítidos


Valor Econômico - 27 jul 2022 - 10:13

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta terça-feira, retomando a trajetória descendente depois de interromperem ontem uma sequência de três sessões consecutivas de perdas. Os temores de recessão, que vêm pressionando os preços da commodity, voltam a pesar sobre o humor dos investidores hoje.

O contrato do petróleo Brent para outubro - a referência global da commodity - fechou a sessão em queda de 0,72%, a US$ 99,46 por barril, enquanto o do WTI americano para o mesmo mês recuou 1,77%, a US$ 94,98 por barril. O índice dólar DXY, que normalmente tem correlação negativa com os preços da commodity, operava em alta de 0,67% por volta do fechamento do petróleo, a 107,199 pontos.

O FMI revisou para baixo a sua projeção de crescimento global em 2022 para 3,2%, de 3,6% da projeção feita anteriormente pela instituição e bem abaixo do crescimento de 6,1% anotado no ano passado. O número alimenta os temores de desaceleração econômica global, prejudicando também os preços.

"Os receios crescentes de recessão estão atualmente compensando o quão apertado está o mercado físico de petróleo ", disse Edward Moya, analista sênior da Oanda, em nota.

Os temores sobre o fornecimento de energia à Europa também prejudicam a confiança dos investidores. Hoje, a UE anunciou um acordo para reduzir voluntariamente a demanda por gás natural em 15% entre agosto deste ano a março de 2023, na comparação com o consumo dos últimos cinco anos. A decisão segue na esteira do anúncio feito ontem pela estatal russa Gazprom, de que reduzirá o fornecimento de gás para a Europa, por meio do gasoduto Nord Stream 1, a 20% da produção máxima - dos 40% atuais -, citando a manutenção de uma turbina como motivo para a redução.

André Mizutani e Daniel Gateno – Valor Econômico