PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

Embrapa apresenta modelagem para biodiesel enzimático na Dinamarca


Assessoria Embrapa - 10 jun 2015 - 11:53

Um modelo matemático desenvolvido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Universidade de Brasília que permite simular as condições de operação de uma unidade de produção de biodiesel pela rota enzimática foi um dos destaques no 25º Simpósio Europeu de Engenharia de Processos Auxiliada por Computadores. O evento aconteceu na semana passada em Copenhague, capital da Dinamarca.

{viewonly=registered,special}Um modelo matemático desenvolvido pela Embrapa Agroenergia em parceria com a Universidade de Brasília que permite simular as condições de operação de uma unidade de produção de biodiesel pela rota enzimática foi um dos destaques no 25º Simpósio Europeu de Engenharia de Processos Auxiliada por Computadores. O evento aconteceu na semana passada em Copenhague, capital da Dinamarca.

Chamado "Modelagem matemática da produção de biodiesel por rota enzimática", o trabalho apresentado pela engenheira de alimentos da Embrapa Agroenergia Priscila Sabaini. "A modelagem entra como um auxílio na criação de uma nova tecnologia. Por meio dela é possível compreender todo o mecanismo existente, fornecendo subsídios para a realização de uma análise técnica com maior escala na produção do biocombustível", afirmou a pesquisadora.

Priscila mostrou para os profissionais da área que existem diversas possibilidades para uso dessa ferramenta na síntese de biodiesel. "A proposta de rota enzimática é uma das frentes de pesquisa com esse biocombustível desenvolvida na Embrapa Agroenergia, uma alternativa à rota química, que é atualmente empregada nas usinas", ressalta Sabaini.

Modelagem

O modelo matemático é composto por uma série de equações que procuram reproduzir o mais fielmente o possível o resultado de reações químicas realizadas em laboratório. Dessa forma é possível testar como mudanças num dos fatores do processo afetaria o resultado a baixo custo.

"Temos equações por trás tentando descrever o que está acontecendo com um experimento real de laboratório, essa é a ideia da modelagem", Priscila explica. "Você descreve por equações matemáticas os fenômenos físicos e químicos que acontecem na natureza, e as executa em um programa de computador, ajusta estas equações aos dados experimentais e observa os resultados na prática", ressalta.

O trabalho foi realizado em conjunto com o professor da UnB Fabrício Machado e com outros pesquisadores da própria unidade, Rossano Gambetta e Thaís Salum, com objetivo de aplicar o modelo desenvolvido em projetos envolvendo a produção de biodiesel por rota enzimática.

O estudo será publicado no volume 37 da publicação científica Computer Aided Chemical Engineering.

Com adaptação BiodieselBR.com