PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Emissões

Descarbonização do transporte pede “senso de urgência maior”, diz estudo da DNV


epbr - 11 mai 2023 - 10:24

Um relatório da DNV lançado esta semana mostra que a participação do transporte – dos caminhões aos aviões e navios – nas emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) deve crescer de 25% hoje para 30% até 2050.

Segundo o documento, nas próximas três décadas, a frota global de veículos crescerá de 1,2 bilhão para 2 bilhões de veículos, os voos de passageiros em 130% e as toneladas-milhas de carga no mar aumentarão 35%.

“Acomodar esse crescimento enquanto reduzimos as emissões é o grande desafio e demanda um senso de urgência maior”, observa o CEO da DNV, Remi Eriksen. A empresa fornece serviços para vários setores, incluindo marítimo, petróleo e gás, energia renovável e eletrificação.

“Grande parte do transporte será descarbonizado e as emissões reduzirão cerca de 40% até meados do século. Mas até então a contribuição relativa do transporte para as emissões globais terá aumentado para um terço, o que implica que o setor precisa enfrentar a descarbonização com um senso de urgência muito maior”, explica Eriksen.

Eficiência é palavra-chave

Apesar do aumento de fluxo de caminhões, aviões e navios, o avanço da demanda geral de energia para o segmento é estimado em 114 exajoules por ano em 2050, ante 105 EJ/ano em 2020. O cálculo considera as eficiências associadas à eletrificação do transporte rodoviário.

Por outro lado, uma das dificuldades apontadas no estudo é que uma parte significativa do transporte continuará dependente de combustíveis fósseis, embora a eletrificação prometa alcançar 78% do modal rodoviário até 2050.

E o que antes parecia quase impossível deve começar a ganhar mercado: a DNV aponta que em 2050, 2% da aviação e 4% do transporte marítimo pode estar eletrificada.

“Políticas nacionais de transporte com visão de futuro são essenciais para a competitividade regional e nacional em um mundo descarbonizado e cada vez mais conectado”, defende a DNV.

Para o grupo, o caminho para a descarbonização é claro: eletrificar o que pode ser eletrificado; abastecer o restante com biocombustíveis avançados sustentáveis, como biometano, diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês).

O estudo também traz a possibilidade de novos combustíveis baseados em hidrogênio a partir de 2035. A expectativa é de uma escalada na demanda por hidrogênio para produção dos eletrocombustíveis, como o e-metanol para a navegação, a partir de meados da década de 2030.

A princípio, a geração de energia renovável – solar e eólica, principalmente –, deverá ser priorizada para uso direto de eletricidade no curto prazo até que haja excedente suficiente para a produção de hidrogênio em escala.

Mas até 2050, o uso de e-combustíveis deve alcançar 13% de participação no mix de combustível de aviação, e até 50% no setor marítimo, onde as alternativas de descarbonização para longa distância são limitadas.

“O que eletrifica será mais barato, mas o hidrogênio e os biocombustíveis sustentáveis não podem competir em custo com o petróleo e, portanto, precisam de diferentes alavancas políticas para escalar”, defende o relatório.

Nayara Machado – epbr