PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Emissões

Cientistas pedem maior controle de carros poluentes na Europa


O Globo - 05 mai 2015 - 11:06
PoluicaoEuropa 050515
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que uma em cada oito mortes do mundo em 2012 foi causada pela poluição do ar, principalmente pela alta concentração de partículas suspensas na atmosfera, um poluente procedente, em sua maioria, do tráfego terrestre e marítimo, da indústria e do pó da construção civil. Por este motivo, sete instituições científicas europeias recomendaram à Comissão Europeia e a governos estaduais e regionais que criem zonas de baixa emissão de poluentes, onde se proíba a circulação de veículos antigos e favoreça a entrada de carros elétricos.

Para ilustrar a recomendação, os cientistas lembram as medidas tomadas em países do Norte da Europa. O estudo exemplifica o caso da Alemanha, onde desde 2008 foram declaradas 60 zonas de baixa emissão. Segundo a pesquisa, o país é um dos poucos onde a medida tem sido efetiva.

As recomendações são resultado do projeto Airuse Life+, financiado pela União Europeia e realizado durante três anos em Atenas, Porto, Barcelona, Florença e Milão, para estudar a origem e a efetividade das medidas para reduzir a poluição, que causa doenças respiratórias, infartos e vários tipos de câncer.

O estudo se concentrou nos países do Sul do continente, onde, segundo Xavier Querol, pesquisador do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) e coordenador do projeto Airuse Life+, a contaminação por partículas suspensas tem condições e fontes de emissões particulares, mais relevantes que no Norte. “O fato de que a chuva é menos abundante nas cidades do Sul faz com que as partículas permaneçam em suspensão”, afirma Querol.