PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Soja recua em Chicago após forte queda do petróleo


Globo Rural - 13 dez 2023 - 10:07

A soja fechou o pregão desta terça-feira (12/12) na bolsa de Chicago com preços em baixa, uma vez que a forte queda do petróleo puxou a desvalorização dos óleos vegetais, e, consequentemente, do grão. Os preços caíram 0,92%, ou 12,25 centavos, com o contrato para janeiro negociado a US$ 13,2375 por bushel.

O recuo de mais de 4% do petróleo nesta terça reduziu momentaneamente as preocupações com o andamento da safra no Brasil, de acordo com Matheus Pereira, diretor da Pátria Agronegócios.

No entanto, o cenário de curto prazo para a formação de preços em Chicago não mudou, e agentes deverão manter suas atenções sobre a safra brasileira, que neste momento tem mais notícias negativas do que positivas.

“A colheita de soja já começou em algumas regiões do Brasil, e os relatos são de um desempenho decepcionante”, afirma o diretor da Pátria.

Segundo ele, os problemas de chuvas abaixo do ideal durante boa parte do plantio em áreas do Centro-Oeste e Norte, e as previsões de uma nova onda de calor, aumentam ainda mais o pessimismo com a colheita do ciclo 2023/24.

“Não existe milagre para conseguir afirmar que a safra está em construção. Hoje não há mais a percepção de que a oferta irá aumentar em relação ao inicialmente previsto, por isso é certo dizer que a safra está em deterioração”, destaca Pereira.

Paulo Santos – Globo Rural