PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

MP 552 deve provocar queda de 28% no esmagamento de soja no país


Globo Rural - 08 dez 2011 - 15:17 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 13:01

A indústria processadora de soja está se movimentando para tentar reverter a Medida Provisória (MP) 552, que entrou em vigor na última quinta-feira (1/12). O motivo é que a MP elimina o crédito presumido do PIS-Cofins nas operações de exportação de produtos derivados de soja (farelo e óleo) e nas vendas de insumos para produtores de carnes de frango e suína. “Essa decisão tira totalmente nossa competitividade”, afirma Carlo Lovatelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Até então, as esmagadoras tinham um crédito de 50% sobre os 9,25% cobrados de PIS-Cofins – o que as levava a arcar com apenas 4,625%. Esse crédito é uma forma de ressarcimento do imposto que incidiu ainda na fase de produção do grão e serve para conferir maior isonomia tributária à cadeia. Com a MP, a Abiove estima que haverá uma queda de 28% no processamento de soja no país, o que equivale a uma redução de cerca de 10 milhões de toneladas. “O resultado é que todo esse volume de matéria-prima passará a ser esmagado no exterior, em países como Argentina ou China. É um tiro no pé”, diz Lovatelli que, junto a outros representantes do segmento, já iniciou uma série de conversas com a Receita Federal, o Ministério da Fazenda e o da Agricultura.

Segundo projeção da Abiove, as processadoras deixarão de receber quase R$ 900 milhões em crédito presumido em um ano. Deve haver ainda o fechamento de fábricas – especialmente as posicionadas para atender o mercado externo, a exemplo de unidades no Paraná e no Rio Grande do Sul – a perda de 2 mil a 3 mil empregos diretos e a redução na margem de negociação com o produtor rural. “A indústria de soja está sujeita a uma grande concorrência no mercado internacional, com margens apertadas, então qualquer descontrole nos custos nos tira do mercado”, avalia Fábio Trigueirinho, secretário-geral da entidade.

De acordo com Lovatelli, a reversão da decisão tem de acontecer de forma rápida. “Não aguentamos um ano. Isso tem que ser resolvido nas próximas semanas, porque já há demissões em curso”, garante.

Mariana Caetano

Tags: Soja