Faltando 3 meses para fim do ano, Brasil bate recorde de exportação de soja
O Brasil nunca exportou tanta soja quanto em 2023. Faltando ainda três meses para o fim do ano, mais de 87,2 milhões de toneladas do grão já saíram do país. Isso supera as 86,1 milhões de toneladas que foram exportadas ao longo de todo o ano de 2021 quando o recorde atual foi definido.
Pelos dados mais recentes divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) a respeito da balança comercial brasileira, o martelo foi batido em definitivo no mês passado quando os exportadores embarcaram 6,4 milhões de toneladas de soja para o exterior.
Os embarques mensais vêm caindo desde o pico registrado em maio – quando quase 15,6 milhões de toneladas foram vendidas – seguindo a curva sazonal do mercado de soja nos 5 anos anteriores.
Tipicamente, o pico das exportações brasileiras acontece entre abril e maio; daí em diante, os embarques vão recuando mês a mês. Esse movimento está acontecendo em 2023 também, o ritmo, contudo, tem sido mais lento. Nos quatro meses que se passaram desde o pico exportador de maio apenas entre junho e julho a contração foi maior agora do que na média de cinco anos. Nos outros três períodos o nível das vendas caiu menos do que em anos anteriores.