Exportações de óleo de soja caem 14% em outubro de 2025
A chegada do B15 continua deslocando as exportações brasileiras de óleo de soja. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apurou que, no mês passado, os embarques do derivado do principal produto do agro nacional foram um pouco maiores que 88,8 mil toneladas. O volume é cerca de 14% menor do que um ano antes, quando a mistura obrigatória de biodiesel ainda estava em B14.
Esse volume de óleo equivale ao produto do esmagamento de 467,4 mil toneladas do grão. Desde o começo do ano, o equivalente a 6,63 milhões de toneladas de soja saiu do país na forma de óleo. Isso se soma às 100,6 milhões de toneladas de grãos vendidos in natura para compradores estrangeiros.
Aumentos na mistura obrigatória tendem a impactar negativamente as exportações de óleo — um padrão que vem se repetindo desde 2008, quando o país passou a exigir a adição de uma fração renovável ao óleo diesel. A tendência só foi revertida durante o período entre maio de 2021 e março de 2023, quando a mistura permaneceu em níveis reduzidos.