PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Cresce preocupação com atraso no plantio de soja sul-americana


Reuters - 01 nov 2012 - 09:59 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
soja sulamericana_preocupacao_011112
As preocupações de que a chuva diminuirá a produção da safra de soja no Brasil e na Argentina estão crescendo e provocando uma redução no panorama de colheitas abundantes em 2013, disse nesta última terça-feira (30) a Oil World, consultoria especializada em oleaginosas.

"Embora ainda seja o início da temporada, agora há um maior risco de que as estimativas iniciais de um forte aumento na produção de soja não se concretizará completamente", disse a consultoria à agência internacional Reuters.

Isto se deve em parte ao fato de que o aumento previsto de 5 milhões de hectares ou cerca de 11% a área de plantio da soja no hemisfério sul para colheita no início de 2013 poderia não se concretizar devido a falta de chuvas na América do Sul, enquanto que a produtividade também pode ser inferior do que o previsto, afirmou a Oil World.

Atualmente a consultoria estima que a colheita de soja da safra 2012/2013 no hemisfério sul – área que engloba quase toda na América do Sul – aumentará em cerca de 36 milhões de toneladas, chegando a 153,5 milhões de toneladas, principalmente devido a enormes colheitas previstas no Brasil e na Argentina.

Os consumidores mundiais de soja contam com uma colheita sul-americana abundante a fim de aliviar o atual aperto no fornecimento.

Os preços da soja atingiram máximas históricas em 4 de setembro, após uma seca dizimar as lavouras norte-americanas, mesmo com os produtores na América do Sul aumentando a área plantada com soja a fim de aproveitar os preços altos.

As chuvas poderiam colocar em perigo as previsões da América do Sul ao dificultar o plantio. "Cerca de 50% de toda a zona produtora de cereais e soja na Argentina recebeu chuvas excessivas", disse a Oil World.

Em 19 de outubro, o plantio de soja no Brasil estava atrasado devido às chuvas em de 1,3 a 1,5 milhões de hectares estimados ante a intenção de plantio, disse a consultoria.

"Achamos provável que na primeira ou segunda semana de novembro circularão manchetes alarmantes sobre os atrasos no plantio de cerca de 3 milhões de hectares de soja em comparação ao ritmo do ano passado de ambos Argentina e Brasil combinados", disse a Oil World.

Michael Hogan