PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Aumento na mistura de biodiesel é vantajoso, diz Aprosoja


Expresso MT - 29 mai 2014 - 11:20 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
AprosojaMPB6 290514
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) avaliou nesta quarta-feira (28) como vantajoso o aumento no percentual de biodiesel no óleo diesel no Brasil. A partir de julho ele passará de 5% para 6% e, em novembro, de 6% para 7%, conforme anunciado pelo governo federal.

Para a associação, a medida deve beneficiar a cadeia produtiva da soja, atualmente a principal matéria-prima utilizada na fabricação do biocombustível. “A expectativa é de que, com o aumento da demanda pela oleaginosa por causa desta adição, haja aumento também na competitividade interna do mercado, podendo melhorar os preços para o produtor rural”, afirmou o gerente de Planejamento da entidade, Cid Sanches, em comunicado.

 Segundo ele, a obrigatoriedade é vantajosa porque o produto fica no mercado interno, há geração de mais empregos e as indústrias voltam a operar com capacidade total.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), constituem as principais fontes para produção do biodiesel o óleo de soja (71%), sebo bovino (24%), óleo de algodão (2%) e outros materiais (2%). Até o final de abril a produção nacional totalizou 484.411 metros cúbicos.