PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Agroconsult estima safra da soja em 101,6 milhões de toneladas


Globo Rural - 26 fev 2016 - 09:18

A Agroconsult elevou sua estimativa de safra de soja para 101,6 milhões de toneladas, volume 2,4% acima das 99,2 milhões de toneladas previstas em janeiro. Com base nas avaliações de campo feitas pelos técnicos do Rally da Safra, que percorrem os principais polos agrícolas do país, a consultoria revisou para cima também a previsão para o milho, “consolidando a perspectiva de safra recorde”.

No caso da soja, o volume estimado pela Agroconsult é 5,6% superior ao colhido na sobre 2014/2015. A área plantada foi revisada de 32,9 milhões de hectares no mês passado para os atuais 33,2 milhões de hectares, com crescimento de 3,6% em relação à semeada na safra 2014/2015.

Em relação ao milho, a perspectiva da Agroconsult para a safra verão é de colheita de 28,5 milhões de toneladas, volume 5,1% inferior ao da safra passada, com redução de 6,8% na área plantada, chegando a 5,7 milhões de hectares.

A Agroconsult revisou os números do milho de segunda safra e estima a produção de 58,8 milhões de toneladas, com aumento de 7,7% sobre as 54,6 milhões de toneladas colhidas na safra passada. Em janeiro a estimativa era de produção de 57,7 milhões de toneladas. A consultoria prevê que a área plantada deverá registrar crescimento de 11,6%, chegando a 10,7 milhões de hectares.

Segundo a consultoria, as principais revisões positivas se concentraram no Centro-Oeste. Em Goiás e Mato Grosso do Sul, as produtividades foram revisadas em função do bom potencial das lavouras. Já no Mato Grosso, em especial no Médio-Norte do Estado, a irregularidade do clima causou prejuízos e trouxe grande variação na produtividade das lavouras, porém em menor escala do que os técnicos esperavam.

Já os riscos de perdas concentram-se no Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) e Leste de Goiás, onde o calendário é mais atrasado e ainda há boa parcela das lavouras em período crítico de desenvolvimento, precisando de chuvas para garantir o potencial produtivo. Outra região com problemas potenciais decorrentes da escassez de chuvas é o Leste do Mato Grosso, que está sendo avaliado esta semana pela equipe do Rally da Safra.