PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Macaúba

Cultivo da macaúba pode ajudar na recuperação de áreas em Marina


BiodieselBR.com - 03 mai 2019 - 17:55

O cultivo da macaúba poderá ser uma das soluções para a reparação dos danos causados a áreas da cidade de Mariana (MG) pelo rompimento da barragem de Fundão em novembro de 2015. Nessa última terça-feira (30) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) do Governo Estadual de Minas Gerais apresentou um projeto nesse sentido à Fundação Renova – entidade criada pela mineradora Samarco para gerir o processo.

Batizado de Projeto Phoenix, a ideia é inserir as comunidades atingidas da bacia do Rio Doce no nascente mercado da bioeconomia, com foco na produção de biocombustíveis e fornecimento de insumos para outros segmentos agroindustriais. As atividades serão desenvolvidas por meio da Plataforma Mineira de Bioquerosene e Renováveis e terá na promoção do plantio e exploração macaúba sua pedra fundamental.

“A cadeia produtiva é complexa e extensa, envolvendo vários parceiros. Com as pesquisas agrícolas, de processamento e transformação da matéria-prima avançando e a nossa forte vocação agrícola, estamos criando um ambiente atrativo para grandes investidores no nosso Estado”, afirma o coordenador do Plano de Desenvolvimento da Plataforma Mineira de Bioquerosene e Renováveis, Carlos Malta, destaca a eficácia do projeto.

Restauração

Além da abertura de novas frentes econômicas, o trabalho também tem como objetivo a recomposição das condições ambientais da região. Seja pela aplicação de métodos para a remoção de metais pesados e outros contaminantes do solo, seja pelo recondicionamento de margens e calhas do sistema hidrográfico para.

A criação de uma rede de corredores ecológico que favoreça a recuperação da fauna e flora da bacia hidrográfica do Rio Doce também faz parte da proposta.

A primeira ideia discutida na reunião foi a instalação de uma unidade de demonstração na cidade de Mariana. Ela terá como objetivo para sistematizar as informações que serão geradas ao longo do processo do cultivo da macaúba.

Futuramente, serão instaladas usinas de beneficiamento para tratamento da matéria-prima gerada na região.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria da Sedectes