PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Macaúba

Acelen Renováveis inicia plantio de macaúba na Bahia


BiodieselBR.com - 22 mai 2025 - 09:09

A Acelen Renováveis está começando a tirar do papel seu plano de produzir macaúba em escala comercial para abastecer com óleo vegetal a biorrefinaria que vai construir anexa à Refinaria de Mataripe. Ontem (21), foi anunciado o plantio dos primeiros 200 hectares na Fazenda Campina; propriedade localizada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

A meta desse projeto inicial é chegar a 1.500 hectares com cerca 800 mil mudas. No longo prazo, contudo, a ambição é chegar a 180 mil hectares plantados.

O fomento à produção comercial de macaúba – uma palmeira nativa do Brasil que tem alto potencial para a produção de óleo vegetal – é parte de um projeto de R$ 12 bilhões para a produção de diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF) na Bahia que foi anunciado em 2023.

A expetativa é que a unidade industrial que está sendo construída em São Francisco do Conde (BA) se torne operacional em 2027 operando, inicialmente, com óleo de soja e gordura animal. A migração para o óleo de macaúba como insumo principal deve acontecer em 2030.

Segundo a direção da Acelen Renováveis, a seleção da área obedeceu a critérios técnicos e regulatórios. Além de oferecer condições agronômicas favoráveis para o cultivo da macaúba, o município de Cachoeira fica a cerca de 50 km de distância do futuro complexo industrial da empresa.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações do Governo da Bahia