PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Macaúba

Acelen fecha acordo para o aprimoramento da macaúba


BiodieselBR.com - 20 out 2023 - 16:18

A Acelen está dando os primeiros passos em seu projeto para fabricar diesel verde e combustível sustentável de aviação (SAF) na Bahia. A empresa que no final de 2021 assumiu o controle a Refinaria de Mataripe – vendida pela Petrobras para um fundo de investimentos do governo dos Emirados Árabes – assinou acordo com a MulticanaPlus para o desenvolvimento de protocolos de clonagem de variedades mais produtivas de macaúba.

O objetivo do trabalho é a criação de cultivares que tenham características desejáveis em temos de produtividade e resistência à estresse. Dessa forma, será possível fazer o plantio comercial da macaúba – palmeira nativa do país que tem elevado potencial para a produção de óleo vegetal – um objetivo que vem sendo perseguido há muitos anos por uma grande variedade de atores.

Em meados de junho a empresa já havia anunciado um acordo com a Universidade de Federal de Viçosa (UFV) para investir R$ 5,7 milhões em pesquisas relacionadas à espécie.

12 bilhões

A Acelen tem grandes ambições para a macaúba. Ela está inserida num projeto no qual a empresa pretende investir R$ 12 bilhões ao longo da próxima década para instalar uma biorrefinaria capaz de produtor 1 milhão de m³ por ano de diesel verde e de SAF a partir de 2026.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR