PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Girassol

Cultivo de girassol regulamentado em Goiás


Diário da Manhã - 18 nov 2014 - 12:17 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
GirassolGO 181114
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou, na semana passada, reunião com representantes do setor produtivo para discutir uma instrução normativa (IN) que deve definir medidas fitossanitárias para o cultivo de girassol em Goiás. Cristiano Palavro, consultor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, participou da discussão do documento, que deve estabelecer alternativas para o desenvolvimento da cultura e o manejo de plantas voluntárias de soja.

Em Goiás, o plantio de girassol é realizado predominantemente no período da safrinha, em sucessão às lavouras de soja. Como não há herbicida seletivo capaz de eliminar as sojas voluntárias sem prejudicar também o girassol, o manejo das plantas tigueras (aquelas que germinam a partir do material que sobra da colheita) fica dificultado. Desse modo, a normativa deverá estabelecer medidas manejo que buscam formas alternativas de contenção das plantas voluntárias.

Entre as propostas da normativa destaca-se o estabelecimento de 31 de março de cada ano como data limite para o plantio de girassol. Definiu-se também uma data limite para a colheita de áreas que tenham a presença de tigueras de soja constatada, de até dia 30 de junho de cada ano. A IN prevê ainda a obrigatoriedade do cadastro das lavouras de girassol junto à Agrodefesa, a adoção de espaçamento entre linhas definido (de 45 a 60 centímetros) e a recomendação de aplicação de fungicidas para o combate da ferrugem asiática.

Cristiano Palavro considerou que as medidas são fundamentais para atribuir responsabilidades para todos os envolvidos na cadeira produtiva e garantir o crescimento da produção de girassol em Goiás, estado que no passado já foi o maior produtor nacional do grão. "A normativa funcionará também como um termo de compromisso entre produtores, agência de fiscalização e indústrias processadoras, garantindo assim a correta implementação das áreas de girassol sem prejudicar o plano de manejo da ferrugem asiática da soja ao longo do ano", afirmou.