PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

ADM do Brasil investe na produção de óleo de palma no Pará


Agência Pará - 02 abr 2014 - 12:03 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
ADM Dende_020414
O governador do Pará, Simão Jatene, esteve reunido ontem (01) com o presidente das Operações da América Latina da ADM do Brasil, Valmor Schaffer, e o gerente regional da empresa, Paul Steffen. A reunião foi para tratar dos investimentos que a empresa vem realizando no estado para o plantio do dendê.

De origem norte-americana, há cerca de três anos e meio a ADM começou trabalhar para implantar cultivos de palma-de-óleo nos municípios de São Domingos do Capim e Mãe do Rio. "Atualmente trabalhamos com 267 agricultores familiares na plantação de palma", informou Valmor Schaffer.

A ADM no Brasil processa e vende soja, cacau e trigo, além de fertilizantes, ingredientes para nutrição animal, biocombustíveis e produtos químicos. Ela é dona da maior fábrica de biodiesel em Rondonópolis (MT) com capacidade para fabricar até 486,7 milhões de litros anuais. 

Os empresários falaram do interesse em investir mais na palma no Pará. O governador Jatene informou a eles que semana passada recebeu uma comitiva da Malásia para tratar da produção de palma no Pará. 

Schaffer disse ainda que a intenção da empresa é substituir, ao longo do tempo, a soja pela palma, direcionando a primeira para uma área mais nobre. "A palma hoje é considerado o melhor óleo para o consumo humano", frisou o empresário.

Porto 
Segundo Valmor Schaffer, a ADM está investindo, desde 2012, também na aquisição de um porto no Pará. Neste ano, iniciaram os investimentos em adaptação do terminal portuário para operar granéis com produtos de origem vegetal como soja e milho. "O Pará tem uma localização privilegiada, pois encurta a distância para a Europa, o Oriente Médio, Canal do Panamá, Caribe e Golfo do México. Nosso pensamento é de que o maior crescimento do Brasil acontecerá no Pará", destacou.

Com adaptação BiodieselBR.com
Tags: Adm Dende Palma