Safra de algodão em Mato Grosso chega a 3,27 milhões de toneladas

O Imea divulgou sua quinta estimativa para a safra do algodão mato-grossense na temporada 2017/18. Em relação à área, a previsão se mantém em 782,9 mil hectares, ou seja, 21,1% acima em comparação à safra anterior sob influência dos bons preços praticados. Visto que as condições climáticas se mantiveram favoráveis em grande parte do desenvolvimento das lavouras, vem sendo relatado um desempenho satisfatório da produtividade, que passa a ser prevista em 278,5 arrobas por hectare (@/ha).

Diante do incremento da produtividade e da manutenção da área, a produção do algodão em caroço passa a ser estimada em 3,27 milhões de toneladas. “Sendo assim, as perspectivas para a safra 2017/18 se mantêm positivas, sendo esperado mais um recorde de produção de algodão no Estado”, acrescenta o instituto, no boletim divulgado esta semana.

A região oeste do Mato Grosso -- maior produtora de algodão do Estado –, apresenta a melhor produtividade, estimada em 286,4 @/ha. Na porção nordeste do estado, o baixo volume de chuvas vem causando dificuldades e os cotonicultores devem colher menos 9,5% que na safra 2016.17.

Assim, nos próximos meses o comportamento da colheita e das condições climáticas será determinante para a consolidação da produtividade.

Biodiesel direto em seu email

Antes de sair, cadastre-se para receber as principais notícias do setor
Obrigado, não quero ficar informado.
Esqueci minha senha close modal