PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
União Europeia

UE quer limitar a compra de combustíveis indianos feitos com petróleo russo


Valor Econômico - 17 mai 2023 - 09:00 - Última atualização em: 07 jun 2023 - 11:52

A União Europeia (UE) quer limitar a compra de combustíveis indianos feitos com petróleo da Rússia, disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, que admitiu que apesar da prática não ser proibida pelas sanções ocidentais impostas contra Moscou, ela pode estar auxiliando o Kremlin a financiar a guerra, segundo o “Financial Times” (FT).

O chefe da diplomacia do bloco europeu disse que a venda de petróleo feito na Índia a partir de produtos russos é uma maneira de driblar as sanções e disse que os Estados-membros da UE deveriam agir para limitar a chegada do produto no continente.

Um relatório da Agência Internacional de Energia divulgado nesta terça-feira mostrou que o nível de exportação de petróleo da Rússia em abril foi o maior desde o início da guerra e que 80% dos envios foram para Índia e China, que se aproveitam do teto de preços impostos pelos países do G7 para comprar o produto com desconto.

O preço mais baixo do petróleo russo fez com que a Índia se tornasse um dos maiores compradores mundiais do produto.

Borrell disse ao “FT” que apesar do teto de preços ter limitado os ganhos de Moscou com petróleo, a medida pode ter aberto um caminho para outros países obterem o produto a preços mais baixos, tornando o mercado russo atraente.

A fala de Borrell acontece dias antes de uma reunião entre ele e o ministro de Relações Internacionais da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, quando o assunto deverá ser um dos tópicos principais da conversa.

Caso a UE decida sancionar produtos refinados feitos a partir do petróleo russo, será uma nova escalada nos esforços ocidentais para cortar as fontes de financiamento de Moscou para manter a guerra e poderá ter um grande impacto na oferta internacional de petróleo.