Outros países

Tailândia eleva subsídios ao consumo de B10


BiodieselBR.com - 10 mar 2020 - 08:59

A Tailândia está iniciando a transição do B7 para o B10 e o B20. Ao contrário de outros países onde a mudança é feita à base de uma canetada, o governo de Bangkok resolveu adotar uma estratégia mais gradual que cria incentivos para que os próprios motoristas optem por combustíveis com maior teor renovável.

No começo deste mês a Agência do Fundo de Óleo Combustível (Offo, na sigla em inglês) passou a cobrar uma taxa sobre as vendas de B7 e aumentou os subsídios concedidos ao diesel que contenha pelo menos 10% de biodiesel. O governo tailandês espera gastar o equivalente a R$ 119 por mês com essa nova política.

Com a mudança, o preço médio do litro do B10 passará a ser de 23,09 baht tailandês – aproximadamente R$ 3,38 pelo câmbio desta quarta-feira. Já o B7 vai custar 26,09 baht tailandês.

A expectativa é que a mudança nos preços faça com que o consumo de B10 na Tailândia salte dos atuais 5,3 milhões de litros diários para 52 milhões de litros diários. Já o B7 deve cair de 52 milhões de litros diários para 8 milhões de litros diários.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com