PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Outros países

Malásia deverá completar adoção do B20 até o final do ano


BiodieselBR.com - 01 abr 2021 - 10:12

A Malásia deverá completar o processo de nacionalização do B20 no final desde ano. A informação foi reafirmada pelo Conselho Maláio de Palma-de-Óleo (MPOB, na sigla em inglês), agência governamental responsável pela indústria da palma do país asiático. A substituição do B10 pelo B20 havia sido anunciada ainda em 2019 e deveria ter acontecido ao longo do ano passado.

Em janeiro de 2020 a nova mistura chegou a ser implementada nas províncias Langkawi e Labuan. A pandemia do novo coronavírus, contudo, fez com que o governo de Kuala Lumpur revisse seu cronograma e adiasse o lançamento em Sarawak para setembro.

As próximas fases do cronograma estão marcadas para este ano. Em junho o B20 deverá ser implementado na província de Sabah. A nacionalização da mistura será completada em dezembro quando o combustível com maior teor renovável passará a ser vendido nas 11 províncias que formam a Malásia Peninsular.

A Malásia é o segundo maior produtor de óleo de palma do mundo. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a produção do país no ano passado foi de 19,2 milhões de toneladas – cerca de 26,3% do total mundial.

Pelas contas da Associação de Biodiesel da Malásia, a nacionalização do B20 deverá absorver 1 milhão de toneladas de óleo de palma adicionais.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com