PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
EUA

Califórnia processa empresas do setor de petróleo por desinformação sobre as mudanças climáticas


Valor Econômico - 21 set 2023 - 09:02

O Estado da Califórnia entrou com um processo contra gigantes do setor de petróleo por atuarem para desinformar sobre a correlação entre combustíveis fósseis e o aquecimento global desde pelo menos a década de 1970. O processo alega que os atos das empresas do setor retardaram as respostas às mudanças climáticas.

O processo foi formulado pela procuradora-geral do Estado da Califórnia, Rob Bonta, que acusa a Shell, Exxon, Chevron, British Petroleum (BP), ConocoPhillips e a organização de comércio Instituto Americano de Petróleo de terem organizado uma campanha por décadas para esconder os efeitos da queima de combustíveis fósseis no clima.

A Califórnia busca estabelecer com os recursos do processo um fundo que financiará os impactos das mudanças climáticas no Estado. A ação também visa responsabilizar essas empresas por parte dos danos causados pelas mudanças climáticas provocadas por elas.

“A fraude deles causou um atraso na resposta da sociedade ao aquecimento global”, escreveu a procuradora-geral no processo. “E a sua má conduta resultou em enormes custos para as pessoas, propriedades e recursos naturais, que continuam a aumentar a cada dia.”

As empresas acusadas negaram as acusações, alegando que o processo tem motivação política.