PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Argentina busca opções para o seu biodiesel


BiodieselBR.com - 25 abr 2012 - 16:44 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
argentina-productor-biodiesel
Expulsa do mercado espanhol em função da nacionalização da petroleira YPF – cujo controle pertencia à espanhola Repsol –, a Argentina está à procura de alternativas para a sua indústria de biodiesel. Uma das medidas em estudo pelo governo de Buenos Aires é o aumento da mistura obrigatória para 20% no caso de frotas caminhões e máquinas agrícolas e industriais.

Segundo informações do Infocampo, portal especializado na cobertura do agronegócio argentino, funcionários do governo e especialistas em biocombustíveis já estariam estudando a viabilidade do aumento. Em entrevista ao portal, o consultor técnico da Câmara Argentina de Biocombustíveis (Carbio), Alberto Garibaldi, disse que “foram realizados diversos testes de desempenho que indicam que a iniciativa é tecnicamente viável”.

Em março passado a Carbio apresentou resultados de uma bateria de testes sobre qual seria o impacto que o uso de misturas de até 10% de biodiesel teriam na durabilidade e performance dos motores.

Com a medida, o mercado do país vizinho deverá absorver cerca de 900 mil toneladas adicionais de biodiesel. A Argentina é o maior exportador mundial do produto, com vendas externas da ordem de 1,6 milhões de toneladas. No ano passado, a Espanha importou o equivalente a € 706 milhões em biocombustíveis fabricados pelas usinas argentinas.

Por enquanto os ônibus do sistema de transporte coletivo do país vizinho ficarão de fora, embora exista a intenção de subir a mistura obrigatória dos atuais 7% para 10% em todo o óleo diesel comercializado no país ainda este ano.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: Argentina