PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Argentina quer exportar biodiesel feito com soja do Paraguai e da Bolívia


BiodieselBR.com - 14 ago 2012 - 09:23 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
argentina importa_soja_130812
Além do aumento substancial nos impostos pagos nas exportações de biodiesel, na última sexta-feira (10) o governo argentino fez mais alguns anúncios que podem modificar profundamente a forma como o segmento está se organizando. Entre as novidades, está o desejo de passar a importar soja do Paraguai e da Bolívia para beneficiá-la e exportar produtos de maior valor agregado.

Como a Argentina é o terceiro maior produtor de soja do mundo – atrás dos Estados Unidos e do Brasil – esse arranjo seria apenas temporário, conforme disse em coletiva à imprensa o vice-ministro da Economia do país, Axel Kicillof. "Para usar a capacidade ociosa que temos [na indústria de biodiesel] abre-se um regime de importação temporária de soja. Os grãos viriam do Paraguai, seriam processados em nossas usinas e o produto reexportado", disse à AFP, acrescentado que a medida ajudaria a reduzir a ociosidade da indústria, que estaria em 24%.

"Vamos substituir o produto local pelo importado através de um novo regime temporário de importação de soja de países vizinhos, especialmente Paraguai e Bolívia", disse o secretário de Comércio Exterior e Doméstica, Guillermo Moreno, que também participou da conferência de imprensa.

Kicillof observou que a Argentina é o principal exportador mundial de biodiesel. No ano passado, o país exportou 1,6 milhão de toneladas desse biocombustível, faturando o equivalente a US$ 2 bilhões. "Entre 2007 e 2011 houve um desenvolvimento explosivo da capacidade produtiva e o crescimento da produção de biodiesel foi de 1.100%", completou.

O país vizinho também é o principal exportador mundial de óleo e farelo de soja do mundo e o terceiro maior em exportações de soja in natura.

Recentemente, processadores brasileiros também precisaram recorrer às importações de soja para reforçar seus estoques – debilitados depois de uma quebra registrada na safra 2011/2012. As importações, entretanto, não foram usadas na produção de biodiesel

Fábio Rodrigues
Com informações AFP 
Tags: Argentina