PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Argentina pode adotar o B10 até o final do ano


BiodieselBR.com - 02 fev 2012 - 08:07 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 00:28

O governo da Argentina tem falado em aumentar a mistura obrigatória de biodiesel no diesel mineral dos atuais 7% para 10%. Em algum setores selecionados – como o agrícola e os transportes urbanos de massa – o aumento será ainda maior. A ideia por trás é melhorar o índice de utilização da capacidade instalada da indústria de biodiesel do País que deverá chegar a 4,1 milhões de toneladas por ano até o final de 2012.

Os argentinos já haviam ampliado sua mistura obrigatória de 5% para 7% em 2010. Contudo, o país andou enfrentando problemas para implementar efetivamente a mistura.

O novo aumento deverá acontecer em incrementos de 1% até chegar ao B10. Alguns setores deverão adotar o B20. Segundo o diretor executivo da Associação de Biocombustíveis e Hidrogênio da Argentina, Claudio Molina, o consumo projetado nesse ano será de 1,4 milhões de toneladas de biodiesel – já considerando o aumento da mistura.

O aumento de consumo não deverá afetar a capacidade de exportação do país. Atualmente, as usinas argentinas mandam 70% de sua produção para o exterior.

Seca
A estiagem que vem afetando as plantações de soja na Argentina desde novembro passado não deverá ser um problema para atender as metas da indústria. Embora a safra atual deva ficar abaixo dos 48,9 milhões de toneladas colhidas na safra anterior – a estimativa do governo de Buenos Aires varia entre 43 e 47 milhões de toneladas.

“A seca vai afetar o setor agrícola, mas a indústria de óleos vegetais não deverá ter problemas em suprir a indústria de biodiesel”, disse Molina em entrevista ao portal especializado em energia e metais Platts.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: Argentina