PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Conferência BiodieselBR

[CBBR 2023] A qualidade do biodiesel brasileiro


BiodieselBR.com - 24 out 2023 - 08:09

Meses atrás, a questão da qualidade do biodiesel voltou aos holofotes. Poucos dias antes do governo decidir sobre retorno ao B12, um grupo composto por 9 entidades empresariais ligadas à cadeia do biodiesel publicou uma nota na qual se opunha ao aumento da mistura obrigatória com base em acusações de que o biodiesel seria o responsável pelo aumento de uma série de problemas de qualidade detectados no óleo diesel B. Os fabricantes contestam essa noção.

Essa polêmica, que encerrou os debates da Conferência BiodieselBR 2023, foi o tema do painel “Uma discussão sobre a Qualidade do Biodiesel Brasileiro” que contou com palestras do superintendente de fiscalização da ANP, Francisco Neves; o CEO da Actioil do Brasil, Gilles-Laurent Grimberg; e o secretário executivo adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marcelino Menezes.

Linha de defesa

“Nós somos a última linha de defesa para que os produtos cheguem com qualidade aos consumidores brasileiros”, resumiu o superintendente da ANP, Francisco Neves, logo no começo de sua fala ao explicar as obrigações da agência reguladora. E essa, segundo o servidor, não é uma tarefa das mais simples considerando que o Brasil tem um dos maiores mercados de combustíveis do mundo com uma matriz bastante diversificada de produtos e uma infraestrutura muito capilarizada pelo território nacional “Temos uma estrutura de distribuição gigantesca com toda a movimentação sendo feita por caminhões. A fiscalização é um grande desafio”, complementa.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR