PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Energia

Montadoras americanas duplicarão produção de veículos "flexíveis"


EFE - 29 jun 2006 - 08:17 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Os fabricantes americanos de automóveis anunciaram hoje que multiplicarão seus esforços para reduzir a dependência de seus produtos em relação à gasolina com a duplicação da produção de carros movidos a etanol e biodiesel.

A General Motors, a Ford e o Grupo Chrysler anunciaram conjuntamente que duplicarão sua produção anual de veículos "flexíveis" até que chegue a 2 milhões de unidades em 2010.

Os veículos "flexíveis" podem consumir tanto gasolina ou diesel como o combustível E85, uma mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina, ou o biodiesel, um combustível derivado de óleos vegetais.

As três montadoras ressaltaram sua intenção de dobrar a produção desses veículos através de uma carta enviada a todos os membros do Congresso americano e assinada pelos presidentes do Grupo Chrysler, Tom LaSorda, da Ford, Bill Ford, e da General Motors, Rick Wagoner.

Os diretores destacaram que é preciso que "empresas e Governo trabalhem de forma conjunta para melhorar a produção, a distribuição e o uso de biocombustíveis renováveis": "Nossa esperança é que, com este compromisso, os provedores de combustíveis tenham, inclusive, mais incentivos para produzir etanol e outros biocombustíveis".

As três empresas cifraram em 5 milhões o número de veículos "flexíveis" que já circulam nas estradas americanas, embora só uma quantidade mínima utilize combustíveis alternativos, dada a falta de infra-estrutura na distribuição de etanol e biodiesel.

Atualmente, só 700 postos distribuem E85 entre as 170.000 que existem no país.

As empresas automobilísticas calculam que se todos esses veículos utilizassem E85, os Estados Unidos economizariam 13,2 milhões de litros de gasolina ao ano.