PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Energia

Ministro assina memorando de entendimento sobre biocombustíveis com Filipinas


MME - 25 jun 2009 - 08:40 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:09

Com a presença dos presidentes Lula e Glória Arroyo, das Filipinas, o ministro Edison Lobão assinou, nesta quarta-feira (24), com o ministro de Energia das Filipinas, Ângelo Tomas Reyes, memorando de entendimento sobre cooperação na área de bioenergia, incluindo biocombustíveis, entre o Ministério de Minas e Energia do Brasil e o Departamento de Energia daquele país. O objetivo do documento é embasar cooperação técnica bilateral no campo da bioenergia e dos biocombustíveis, em particular o etanol, e promover a expansão do comércio e do investimento entre os dois países.

Em 2007, o governo filipino promulgou legislação sobre biocombustíveis e introduziu o etanol e o biodiesel na matriz energética do país. A lei estabeleceu mistura de 1% de biodiesel ao diesel comercializado nos postos. Determinou também, a mistura de 5% de etanol à gasolina, a partir de fevereiro de 2009. A adição de etanol na gasolina deve atingir 10% em 2011, e de biodiesel ao diesel 2%, ainda em 2009.

Para o ministro Edison Lobão o documento bilateral firmado abre perspectivas promissoras para a cooperação no setor. “A partir desse memorando os dois países podem envolver a comercialização dos biocombustíveis, contribuindo para que o produto se transforme em commodity internacional, disse Lobão.