PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

SindiBio promoveu curso sobre sistemas de gestão de qualidade no biodiesel


O Documento - 25 fev 2011 - 06:14 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Mato Grosso é um dos líderes na produção de biodiesel representando cerca de 20% de toda participação nacional. Este dado aumenta as expectativas de crescimento do setor que somente em 2010 registrou a produção de 568 milhões de litros do produto. Para tornar esta cadeia ainda mais promissora e incentivar a busca por inovações e certificações na área, o Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado de Mato Grosso (SindiBio-MT), que representa 16 empresas do ramo, organizou junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) um curso especializado sobre interpretação da Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, que ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Profissionais de indústrias e laboratórios atuantes na produção e análise do biodiesel receberam treinamento para implementar esse sistema de gestão alinhado às necessidades técnicas e operacionais. De acordo com o instrutor da ABNT e especialista na Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, Gláucio Horita, que conduziu os dois dias de curso, obter essas informações é um investimento em competência e inovação. “O sistema de gestão da qualidade facilita a gestão administrativa e dos processos técnicos de laboratórios, além de possibilitar que as empresas possam se adequar ao processo do INMETRO e se tornar ainda mais competitivas e atuantes no mercado”, frisa ele.

Para o presidente do SindiBio-MT, Silvio Rangel, aperfeiçoar o quadro de colaboradores no Estado, com know-how para atuar dentro dos padrões de qualidade e gerenciamento internacionais na área do biodiesel, é um estímulo para o processo evolutivo das empresas. “A meta do sindicato é sempre fomentar estas ações para avaliar os resultados obtidos, mantendo o crescimento da produção e da qualidade do biodiesel de Mato Grosso entre os primeiros no ranking nacional”, enfatiza.

O curso, que ocorreu na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), é amplo e se adapta também às exigências de proteção ao meio ambiente, segurança e saúde no trabalho. Está diretamente alinhado aos requisitos da Norma ISO 9001 e permite a acreditação dos laboratórios com melhores práticas de gestão.