Governo editará em dez dias MP com estímulos à produção de etanol
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou há pouco que no prazo de dez dias o governo publicará uma Medida Provisória com linhas de financiamento para estimular a estocagem e a produção de etanol.
O ministro disse que hoje não há necessidade de alterar o percentual de anidro na mistura da gasolina. Segundo ele, as medidas até agora adotadas estabilizaram os preços. As linhas de crédito serão do BNDES e do Banco do Brasil. Isso tende a ampliar a produção de cana-de-açúcar.
Lobão ressaltou que a decisão surtirá efeito positivo no abastecimento do mercado, pois haverá ainda a liberação de US$ 4,1 bilhões da Petrobras para Petrobras Biocombusívem no prazo de três a quatro anos. O objetivo é ampliar a participação da estatal da produção de etanol, de 5% para 12%.
O ministro informou ainda que em 30 de agosto será realizada uma nova reunião interministerial para definir a redução do etanol na mistura, hoje em 25%. "Não tomamos nenhuma decisão sobre a redução da mistura. O mercado está bem abastecido", afirmou.
Sobre a pressão exercida pela Petrobras para aumentar o preço da gasolina, ele disse que considera natural que a estatal queira fazer o repasse da oscilação do preço no mercado internacional. "A Petrobras tem suas necessidades, o que não quer dizer que o governo vá concordar", afirmou. Caso seja aprovada a mudança na mistura, a medida entrará em vigor 30 dias após a decisão.
Rafael Bitencourt e Tarso Veloso