PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Projeto de produção de bioóleo será financiado pela ANP


O Imparcial/MA - 15 fev 2011 - 09:17 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:15

A UEMA terá projeto de produção de bioóleo financiado pela Agência Nacional do Petróleo. A aprovação do projeto "Pirólise rápida de biomassa para produção de bioóleo como fonte de combustível e materiais renováveis no Maranhão" foi comunicada durante uma reunião extraordinária realizada, na sexta-feira (11).

Participaram do encontro o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Allan Kardec; o representante da Petrobras Bio/RJ, George Dias Mendes; o coordenador do Núcleo de Biocombustíveis da Uema (UemaBio), Hamilton Jesus Santos Almeida; o secretário-adjunto e o superintendente de Agronegócio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Augusto César Maia e Jorge Cunha, respectivamente; a diretora do curso de Química da Uema, Lídia Pereira Martins; e o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, William Silva Cardoso.

Segundo Hamilton Almeida, "com os possíveis resultados desse processo de conversão termoquímica, será possível transformar resíduos agrícolas e agroindustriais em produtos com maior valor agregado", explicou.

O coordenador do UemaBio afirmou que a aprovação desse projeto é de grande importância para a Universidade, pois a coloca numa posição de destaque no cenário nacional, frente às discussões sobre estratégias e detalhamentos de estudos, pesquisas e inovações, que sejam possíveis e viabilizem o uso dessa tecnologia para geração de energia.

A pirólise
Também chamada de carbonização, a pirólise pertence a um grupo de processos denominado Conversão Termoquímica (Destilação Destrutiva). O processo pode produzir energia e produtos sólidos (Carvão vegetal), líquidos (Bioóleo ou Alcatrão) e gases (Gases Pobres).