PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Produtores de mamona têm oportunidade de conhecer novos cultivos


Agência Sebrae - 08 nov 2010 - 07:15 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:14

Na próxima terça, dia 9, agricultores de 16 municípios alagoanos estarão reunidos em Craíbas (AL) para o Encontro dos Produtores de Mamonas e Outras Culturas no Agreste Alagoano. O evento, promovido pelo Sebrae em Alagoas, tem como objetivo promover a integração entre esses produtores e a discussão de temas que possam contribuir para o desenvolvimento da atividade no Estado.

O evento deve reunir cerca de 300 participantes, entre produtores, técnicos e consultores do Projeto de Agroenergia, coordenado pelo Sebrae no estado. O “Encontro dos Produtores de mamonas e Outras Culturas” será realizado na Mineração do Vale Verde, das 8h às 17h.

Entre os assuntos abordados estão os cuidados com o plantio para melhor aproveitamento da cultura, com atenção a aspectos relacionados ao espaçamento, limpeza, controle de pragas e doenças. Durante o encontro, os participantes poderão conhecer outras formas de culturas que podem ser desenvolvidas em paralelo ao cultivo da mamona, a exemplo do girassol, mandioca e sorgo.

A programação inclui palestras sobre “Os Desafios da Cultura da Mamona e Gergelim no Semi-Árido Nordestino”, “A Cultura do Girassol no Agreste Alagoano”, “A Experiência da Coopaf – Cooperativa de Produtores e Comercialização da Agricultura Familiar do Estado da Bahia”, “A Cultura da Mandioca no Estado de Alagoas” e “A Cultura do Sorgo no Semi-Árido Alagoano”.

– A ideia é proporcionar acesso a novos conhecimentos sobre diversos plantios que possam incrementar a renda dos produtores, como as técnicas de diferentes culturas – diz a analista da Carteira da Indústria do Sebrae em Alagoas, Giulianna Teixeira.

Projeto de Agroenergia
Cerca de 400 agricultores familiares produtores de mamona de municípios alagoanos participam do Projeto de Agroenergia, desenvolvido para promover o agronegócio da mamona e outras oleaginosas, com foco na produção de óleo para a indústria do biodiesel e de farmacoquímica. A ação visa também à disseminação de tecnologias aplicadas ao aproveitamento dos co-produtos para nutrição animal. A ideia é gerar ocupação, renda e inclusão social, com responsabilidade ambiental no estado de Alagoas.

Entre as ações desenvolvidas estão capacitações, consultorias, além de ações de mercado.
 
AGÊNCIA SEBRAE

Tags: Mamona