PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Produção de óleo de dendê incentiva a agricultura em Roraima


Roraima em Foco - 04 mar 2011 - 06:18 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Terminou nesta quarta-feira, 03, o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) realizado pelos técnicos e parceiros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com os produtores rurais de Rorainópolis. As reuniões objetivaram na explicação sobre o programa federal da palma de óleo para a produção do dendê em áreas degradadas. O programa oportunizará a inclusão de mais de quatro mil produtores rurais na produção da cultura em uma área de mais de 10 mil hectares.

Segundo Luiz Henrique da Silva, coordenador da região norte do MDA para o programa do Biodiesel, o sul do Estado terá pelo menos 500 agricultores em cada município tirando o azeite de dendê. “O programa engloba os municípios de Rorainópolis, Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá que possuem áreas desmatadas desde 2008”, comentou.

O coordenador explicou que a proposta está direcionada à geração de renda, ocupação de áreas desmatadas, além da melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais. “O dendê além de ser o mais produzido no mundo, principalmente nos países asiáticos, é ambientalmente correto, ou seja, não agride o meio ambiente”, salientou Luiz.

Ainda conforme Luiz, o agricultor interessado terá uma linha de crédito junto a qualquer Banco para dá início a produção do dendenzeiro. “O Governo federal disponibilizou R$ 65 mil reais por beneficiário, com seis anos de carência e mais oito para iniciar o pagamento da dívida. Todo o trabalho feito na propriedade será remunerado”, complementou.

Ele ainda mencionou que daqui a 20 anos, o agricultor terá uma renda satisfatória. “Não queremos que o produtor mude a sua forma de trabalhar, porém é importante diversificar a produção e, sobretudo, é um benefício para o produtor”, ponderou Luiz.

O coordenador  ressaltou a importância dos parceiros nas decisões, e por isso, a participação é de suma importância. “Sem parceiros a gente não consegue avançar. O papel dos parceiros será na resolução dos problemas para a participação do interessado no programa. Um deles seria a questão fundiárias,  questão ambiental, financeira entre outras questões”, frisou.

Parceiros
As empresas Biocapital e Palmaplan, especialistas no cultivo  do óleo de dendê, o Incra, Prefeituras dos municípios, Sindicatos dos Produtores Rurais, Secretaria Estadual de Agricultura, Fetac e o MDA/RR.