PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Pesquisas com dendê avançam na Embrapa


Embrapa Agroenergia - 11 abr 2011 - 06:43 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Na primeira quinzena de abril, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação com matérias-primas alternativas para o biodiesel serão discutidas na Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) com pesquisadores e técnicos de outras unidades da Empresa e instituições parceiras. Nas reuniões, três grandes projetos de pesquisas serão apresentados e avaliados. Pinhão-manso, dendê e palmeiras oleíferas são alternativas que a Embrapa vem estudando para que se firmem com o objetivo de, em médio prazo, abastecer o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel - PNPB.

Em relação ao dendê, a Embrapa Agroenergia tem hoje um portfólio com três projetos aprovados e em execução e o ProDendê é o que esteve em discussão, nos dias 4 e 5 de abril, em Brasília (DF). Vinte pessoas participaram do evento, representando as Unidades da Embrapa Agroenergia, Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF), Amazônia Oriental (Belém/PA), Amazônia Ocidental (Manaus/AM) e Solos (Rio de Janeiro/RJ), a Universidade de Brasília, a Finep (financiadora do projeto) e da Funarbe (gestora dos recursos financeiros).

No ProDendê, são desenvolvidas atividades relacionadas ao melhoramento genético do dendezeiro e do caiaué, genética, genômica, biologia celular e etiologia do amarelecimento fatal (AF), nas regiões Norte e Centro-oeste do País. "A execução das atividades está transcorrendo bem, mas, devido a atrasos na liberação dos recursos em 2010, discutimos com a agência financiadora um prazo maior para a finalização do Projeto. Acreditamos que assim possamos obter uma gama maior de resultados e gerar mais conhecimentos que o previsto inicialmente", diz o líder do projeto, Manoel Souza, pesquisador da Embrapa Agroenergia.

“O projeto avançou em todas as linhas de pesquisa”, avalia Souza. O líder destaca como resultados promissores até o momento no projeto a avaliação da associação de fatores abióticos com o Amarelecimento Fatal –AF - uma anomalia que impede o desenvolvimento normal do dendezeiro e que ainda não se sabe se é uma doença ou uma reação da planta a condições ambientais ou de fertilidade. Também foram apresentados resultados mostrando avanços na descoberta e caracterização de Genes Análogos de Resistência (RGAs), que poderão no futuro serem utilizados para otimizar o processo de seleção de híbrido entre caiaué e dendê resistentes ao AF. Expressivo progresso foi conseguido na geração de banco de dados de seqüências de DNA genômico de caiaué e dendê. É o primeiro banco de dados de caiaué (uma espécie de palma de óleo nativa do Brasil), com tamanho equivalente a pelo menos 20 vezes o genoma desta espécie. Este banco de dados esta sendo caracterizado por pesquisadores de Bioinformática da Embrapa, onde se procura identificar ferramentas (marcadores moleculares, promotores e genes) que possam ser utilizados no melhoramento de palma de óleo no Brasil.

Outra parte da pesquisa que cabe destacar é o avanço dos estudos sobre a morfologia reprodutiva de Elais oleifera mediante emprego de microscopia ótica e de varredura, com também de citogenética. Tais estudos permitirão um maior conhecimento do processo reprodutivo desta espécie, e abrirão as portas para trabalhos de caracterização do genoma.

Estudos futuros
Os cientistas das áreas de melhoramento genético, genética, genômica e biotecnologia da Embrapa Agroenergia e da Embrapa Amazônia Ocidental irão desenvolver pesquisas para descobrir SNPs (um tipo de marcador molecular) e utilizá-los na caracterização da diversidade genética de caiaué, como também produção de um mapa genético. Além disso, atendendo a demanda dos melhoristas, o grupo iniciará pesquisa tanto para obter marcador de seleção precoce de Pisífera, quanto para solucionar o problema de viabilidade de pólen observado no híbrido interespecífico produzido no programa de melhoramento.

Daniela Garcia Collares