PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Mamona deve ressurgir, afirma pesquisador


Folha de S. Paulo - 20 out 2011 - 06:50 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:18

A mamona vai ressurgir em breve como cultura importante para o Nordeste. A afirmação é de Napoleão Beltrão, chefe-geral da Embrapa Algodão e pesquisador da entidade há 38 anos.

Alguns novos fatores fazem o pesquisador acreditar que o produto volte a ser visto como há alguns anos, quando foi considerado o pilar do programa de biodiesel. A produtividade média nacional é de 650 quilos por hectare, abaixo da média mundial de 900 quilos. Mas o país poderá chegar a 1.200 quilos nos próximos anos, segundo Beltrão.

Para isso, basta um bom planejamento do setor e uma melhora na fase de comercialização, até agora precária. As bases para essa evolução começam a ser montadas. Devido à necessidade de oferta maior para a industrialização, a Petrobras vai distribuir 340 toneladas de sementes a partir de janeiro. Essa semente qualificada deverá melhorar o rendimento da produção. Hoje, a semente utilizada é um reaproveitamento da produção feita pelo próprio agricultor.

Outro fator importante, segundo o pesquisador da Embrapa, é que a Petrobras necessitará cada vez mais de uma demanda maior de mamona para industrialização. Essa demanda provocará o crescimento do setor e favorecerá a concorrência do biodiesel com as demais aplicações da mamona, atualmente mais rentáveis.

Beltrão diz que o que falta ao mercado é "uma boa multiplicação de sementes e a ampliação do número de máquinas de beneficiamento", passos que já estão sendo dados, segundo ele. "A elevação da produtividade exige planejamento. Com sementes selecionadas, respeitando a época certa do plantio e o zoneamento de áreas, o aumento da produção virá."

Além disso, o importante nesse mercado é o produtor ter mais conhecimento da cultura, o que será feito em convênios de assistência técnica da Petrobras. Essa evolução deve se concretizar para que 2,3 milhões de pequenos trabalhadores do Nordeste se engajem na produção, diz o pesquisador.

MAURO ZAFALON

Tags: Mamona