PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Genoma da microalga chlorella é decifrado na França


Prensa Latina - 21 set 2010 - 11:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:14

Um estudo internacional dirigido por um laboratório francês decifrou o genoma da microalga Chlorella, uma planta prometedora para a produção de biocarburante, comunicou aqui o Centro Nacional da Investigação Científica (CNRS).

O conhecimento detalhado deste organismo, muito utilizado como complemento alimentário, permitirá racionalizar sua utilização industrial. Chlorella é especialmente interessante para o desenvolvimento de biodiesel de segunda geração graças a seu forte conteúdo em lípidos.

Na análise dirigida pelo pesquisador do CNRS Guillaume Blanc detectaram-se nove mil genes de proteínas, um total comparável ao descoberto nas Micromonas.

O exame sugeriu ademais que a Chlorella possa ter um ciclo sexual até agora inadvertido.

Assim os especialistas perceberam que provavelmente um vírus lhe transmitiu a única capacidade nas algas, de sintetizar uma parede celular rica em quitina, agregou a informação.

Estes trabalhos realizados pelo laboratório de Informação Genômica e Estrutural do CNRS com a participação de outros centros estadunidenses e japoneses publicam-se em linha no lugar da revista The Plant Cell.

Tags: Microalgas