PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Ecodiesel aprova incorporação da Vanguarda por R$1,1bi


Reuters - 10 ago 2011 - 06:26 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

O Conselho de Administração da Brasil Ecodiesel aprovou a incorporação da empresa Vanguarda Participações por 1,1 bilhão de reais em ações, num negócio que cria uma das maiores empresas do agronegócio do Brasil.

A operação, que ainda precisa ser aprovada pelos acionistas das duas companhias, deverá diversificar ainda mais os negócios da produtora de biocombustível, que ganharia mais de 200 mil hectares de terras cultivadas pela Vanguarda.

No ano passado, a Brasil Ecodiesel realizou uma aquisição semelhante, dos ativos da Maeda Agroindustrial, também grande produtora agrícola com mais de 80 mil hectares e com participação em uma unidade produtora de etanol e açúcar.

"Considerando a natureza similar das companhias, de atuação no segmento agropecuário e agroindustrial, a incorporação... representa a oportunidade de obtermos ganhos relevantes de sinergia e de continuarmos a ampliar nossa participação no desenvolvimento do agronegócio no país", disse o presidente da Brasil Ecodiesel, José Carlos Aguilera, em comunicado.

A Brasil Ecodiesel prevê, entre os principais benefícios do negócio, a diminuição da dependência em relação ao biodiesel; maior capacidade de produção e processamento de produtos vegetais; flexibilidade na venda de grãos; e redução da exposição a riscos climáticos com o portfólio de terras distribuídos pelos Estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí.

Segundo o analista da MB Agro José Carlos Hausknecht, a operação deixa a Brasil Ecodiesel menos dependente do biodiesel, transformando-a em uma empresa com um foco maior em produção e comercialização de produtos agrícolas.

"O setor de biodiesel está muito limitado ao que determina o governo (sobre a mistura do biocombustível no diesel)... Se não tem um aumento na mistura, o crescimento que tem será o crescimento do uso de diesel no país", afirmou o analista, acrescentando que, em termos de terras agricultáveis, a Brasil Ecodiesel deve se transformar em uma "empresa de porte".

A Vanguarda conta com dez unidades de produção no Estado do Mato Grosso e uma na Bahia --aproximadamente 226 mil hectares de plantio de grãos e oleaginosas na safra 2009/10--, além de realizar atividades de suinocultura e bovinocultura.


A atuação da Vanguarda, controlada pelo Grupo Veremonte, do empreendedor espanhol Enrique Bañuelos, e pelo agricultor Otaviano Pivetta, também se estende ao ramo industrial, com beneficiamento de algodão e esmagamento de caroço de algodão para a fabricação de ração animal e óleo, segundo informação no site da companhia.

AÇÕES SOBEM QUASE 6%
A incorporação da Vanguarda foi aprovada mediante a emissão de 1,235 bilhão de ações ordinárias nominativas e sem valor nominal da Brasil Ecodiesel, pelo valor unitário de 0,89 real por ação, de acordo com comunicado divulgado ao mercado nesta terça-feira.

A incorporação de ações implicará em um aumento de 1,1 bilhão de reais no capital social da Brasil Ecodiesel, representativo do valor das ações da Vanguarda incorporadas ao patrimônio da companhia. Desta forma, o capital social da Brasil Ecodiesel passará dos atuais 1,128 bilhão de reais para 2,228 bilhões de reais.

As ações da Brasil Ecodiesel fecharam em alta de quase 6 por cento nesta terça-feira, enquanto o Ibovespa subiu 5,1 por cento.