PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Cosan e Amyris anunciam criação de joint venture


O Estado de S.Paulo - 15 jun 2011 - 05:52 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Com foco no mercado mundial de lubrificantes, a companhia brasileira Cosan e a americana Amyris concluíram acordo para, juntas, fabricarem produtos de origem renovável. O acerto prevê a formação da joint venture Novvi no Brasil, destinada à fabricação e comercialização do farnesene, óleo básico para a produção de lubrificantes industriais e para motores e também de biodiesel para a aviação. O farnesene (Biofene, marca registrada da Amyris) já vem sendo produzido por três usinas no interior de São Paulo, usando o caldo de cana-de-açúcar.

Por enquanto, a Amirys e a Cosan se abstêm de apresentar cifras de investimento e de geração de empregos. A construção de uma planta no Brasil é mantida em seus planos como um projeto de longo prazo. O acordo prevê que o farnesene produzido no Brasil seja submetido posteriormente a um processamento químico tanto no País como em plantas nos Estados Unidos ou em outros países. Os lubrificantes de origem vegetal começarão a ser oferecidos ao mercado mundial a partir de 2012, com a vantagem de terem sido desenvolvidos especificamente para os variados usos.

As duas companhias avaliavam a viabilidade de uma jojnt venture desde o final do ano passado. A Cosan é uma das mais integradas companhias de energia do Brasil e, em parceria com a Shell, a maior produtora mundial de açúcar e etanol. A Amyris está concentrada na obtenção de moléculas de hidrocarbonetos, destinadas a diferentes produtos, de biodiesel a cosméticos, a partir de plantas. A empresa americana está presente em Campinas (SP) com uma subsidiária, e já tem acordo com outros grupos no País.

A principal motivação está nos números de mercado e suas perspectivas. O mercado mundial de lubrificantes é atualmente avaliado em US$ 35,7 bilhões, segundo a Amyris. A China é o mercado com maior crescimento e é o segundo maior consumidor, depois dos EUA. Segundo a consultoria Kline Group, o Brasil está em sexto lugar no consumo desses produtos.

Denise Chrispim Marin