PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

II Circuito Nacional de Dias-de-campo de pinhão-manso começa nesta quinta


Embrapa Agroenergia - 17 ago 2010 - 13:48 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:14

Começa na quinta-feira, 19.08, o II Circuito Nacional de Dias de Campo sobre a Cultura do Pinhão-manso. O primeiro evento acontece em Colatina/ES, das 8h às 18h, com a realização de palestras no período da manhã, no auditório do Colégio Marista e visita a plantações de Pinhão Manso no período da tarde, em área de um produtor em São Roque do Canaã, a cerca de 37 km do Colégio.

Promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Pinhão-manso (ABPPM) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com a Embrapa Agroenergia, o Circuito tem como objetivo apoiar o esforço do Governo Brasileiro para promover a diversificação de matérias-primas para biocombustíveis, divulgando os recentes avanços com pinhão-manso em diversos modelos de produção, desde a agricultura familiar até o agronegócio para as regiões do Brasil. Além do evento no Espírito Santo, serão realizados, em 2010, dias-de-campo em São Paulo, Maranhão, Paraíba, Pará, Mato Grosso do Sul e Piauí.

De acordo com Bruno Laviola, pesquisador da Embrapa Agroenergia, na palestra que fará no evento, repassará informações a respeito de recentes resultados e desafios da pesquisa para que a cultura se torne viável para produção comercial. O pesquisador, Marcelo Muller, da Embrapa Gado de Leite, irá enfocar o consorcio da cultura do pinhão-manso com pastagens e com outras culturas alimentares.

As experiências práticas em lavouras implantadas serão abordadas pelos produtores José Francisco Torres que tem plantação em João Pinheiro/MG e Osvaldo Aguiar e Helcio de Abreu do Mato Grosso do Sul. Para encerrar as palestras, o Diretor Geral da Novàbra Energia, Pedro Burnier, apresentará o programa de pinhão-manso no Espírito Santo.

Curso
Além do Dia de Campo, na quarta-feira, 18, Bruno Laviola irá ministrar o curso “Implantação e condução de unidades de observação (UO) com pinhão-manso”, para os responsáveis pela condução da UO, que será instalada neste semestre em Colatina. No curso, serão apresentados os procedimentos para a padronização da condução dos experimentos e para análise dos resultados.

A ABPPM em parceria com a Embrapa Agroenergia implantará cinco unidades de observação em outros estados do Brasil. Nesta cooperação, compete à Embrapa Agroenergia dar o suporte técnico-científico e o planejamento experimental das UOs e à ABPPM, viabilizar a infra-estrutura, materiais e mobilizar produtores necessários para a condução das atividades de campo.

Daniela Garcia Collares